top of page
  • marcosck6

Produção no Brasil - Como comecei

Sim, minha biografia é um tanto extensa.

Me formei engenheiro, turma 72 da FEI, Faculdade de Engenharia Industrial, pros íntimos... Fiz Engenharia no Inferno, trabalha como logística em uma transportadora em Guarulhos, e nunca imaginei que o ano de 2006 seria tão importante na minha vida, começaria a trabalhar com produção fotográfica.

Não, nunca tinha pensado em trabalhar com fotografia, filmes, animações, ações no mundo inteiro, não sabia nada de fotografia, o máximo que eu fazia era fotografar alunos nos cursos de mergulho que ministrava.

Trabalhava com logística passava 80% do dia em cima de uma planilha excel, ou fazendo contas com a HP12C, os outros 20% no transito tentando chegar em casa. Sempre a mesma rotina, eu não era feliz.

Calma, produzir fotos não é um mar de rosas, você trabalha muitas vezes 20h por dia, mas o clima é mágico, faço o que amo, e isso faz toda a diferença.

Como mudei?

Questão de semanas, no mês de abril o convite veio para uma entrevista, Coordenador de estúdio fotográfico, nunca tinha entrado num estúdio, mas a proposta era incrível, trabalhar do lado de casa, ser melhor remunerado, e fazer algo totalmente diferente. Topei o desafio.

Quando fui aprovado, perguntei, por que eu? A resposta foi sincera, porque você é engenheiro, e porque de todos os candidatos, você é o que mais pareceu interessado, vibrante e é isso que precisamos. Mas confesso que não primeira reunião de briefing, me senti uma besta, e pensei em desistir, mas como diria o antigo filme “...retroceder nunca, render-se jamais...”

Um mestre da ESPM, quando fiz meu MBA, uma vez me disse que 85% dos seus problemas serão inéditos...rs. Acho que ele não trabalhava com produção fotográfica, pois em pouco tempo, notei que eram quase 95%.

O parque lotado no dia da foto, por um engano do produtor tinham o encontro das escolas adventistas do estado de São Paulo, a modelo que esquece o absorvente, São Paulo sitiada ou o cachorro que pula no lago, cada dia é uma experiência nova.

E quando a empresa quebrou junto com o mercado americano, em 2008, a pressão foi forte para eu voltar para a logística. Trabalhei como freelancer, fotógrafo e algumas outras enrascada

Mas 2010, comecei na Getty Images, onde durante 3 anos produzi fotos no mundo inteiro.

E não pense, você, querido leitor, que depois de 10 anos trabalhando os desafios pararam, não é simples encontrar um helicóptero em Omã, ou organizar a cobertura de 28 cidade do Brasil, mas mudei, passo mais horas no Photoshop que no Excel, mas ainda uso muito.

Hoje, tenho minha produtora, e como diria o antigo comercial do HSBC, a melhor parte de ter um negócio, é que você decide tudo, a pior parte, é o que você decide tudo.

Cada dia novos desafios, mas o friozinho na barriga nunca acaba. Sou muito feliz. Meu conselho pra isso, o mesmo do Jobs... “Stay hungry, stay foolish...”

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Produção no Brasil - Orçando

Quando comecei a trabalhar com produção fotográfica, lembro que muitos amigos da transportadora, comentavam que agora eu iria trabalhar só com mulheres lindas, lugares paradisíacos e que eu iria trab

Produção no Brasil - Finalizando o job

Bom, a produção foi um sucesso, cliente satisfeito, equipe feliz, muitas palmas! E agora como vai ser a entrega? Bom se estivermos falando de um trabalho editorial, podemos entregar de 2 maneiras, no

Produção no Brasil - Dia do shooting

No dia do shooting, tudo já foi checado e re-checado, na pré produção. Uma reunião com a equipe é vital, mesmo que seja por telefone. Tudo precisa ser visto, horários, briefing, layout. No dia, preci

bottom of page