Produzindo no Brasil – Parte 3

Os dias que antecedem a foto, seja uma cobertura ou produção, tudo tem que ser checado e re-checado, uma reunião de pré-produção com a equipe é vital, mesmo que seja por telefone, horários, briefing, layout tudo tem que ser visto.

No dia, precisamos tomar alguns cuidados:

Se for uma cobertura…

No dia do evento, é muito importante, a pontualidade e o vestuário,pois se ocorrer qualquer problemas na produção, o primeiro comentário do cliente, vais ser:

– “Ele chegou atrasado!”.

Normalmente, peço para o fotógrafo chegar 15 minutos antes, e que me avise quando chegar. Por outro lado, sempre mando mensagens, via whatsapp, 1 hora antes, 10 minutos antes, acompanho.. assim, se surgir algum problema tenho tempo de resposta.

O vestuário, pode parecer algo bobo, mas anos atrás ainda quando eu era da Getty, estamos fazendo uma cobertura, ok, estava 40 graus a sombra, mas quando o cliente chegou o fotógrafo estava sem camisa e a camisa enrolada na cabeça…  preciso dizer quão feliz ele me ligou?

Então reforce a informação. Se o cliente quer que a camiseta seja preta, é e ponto.

No caso de produção institucionais/publicitárias, eu normalmente  peço para a produção (fotógrafo, maquiador, produtores, modelos) chegarem  2 horas antes do inicio da foto,para organizar, alimentar-se e preparar o ambiente. Assim, quando o cliente chegar os modelos já estão pré-maquiados, as roupas passadas, os looks separados, a luz pronta e todo mundo bem alimentado.

Outra dica que dou, é muito cuidado com a alimentação da sua equipe, vale a pena checar se alguém é vegetariano ou tem alguma sensibilidade pois esse mimo extra, costuma trazer ótimos frutos. Além disso, é importante que sempre haja café, uma alimentação leve, não quero ninguém dormindo depois do almoço, opções para um café da tarde, e sim se houver crianças algo especial para elas.

Minha ultima dica é tenha um kit de primeiros socorros, não, não estou falando para levar um cilindro de oxigênio, apesar de não ser má ideia. Mas ter band aids, remédios para estômago, alergia, dor de cabeça e etc, lembrando que você, a menos que seja um médico, não pode dar o remédio, mas pode perguntar, “quando você sente isso, o que você normalmente toma?”, e assim resolver alguns probleminhas na produção… ah quase esqueci, pacotinho de absorventes íntimos, fundamental, vai por mim.

(foto: Alex Santana)

No Comments

Leave a Reply