Imagem RM, RF ou editorial

Uma coisa que sempre me perguntam, principalmente por eu ter produzido e trabalhado na Getty Images é a diferença entre RM, RF e Editorial :

RM ou Rights Managed: Por definição o RM, e uma imagem que tem um conceito por trás, e o que define o valor dela são 4 fatores, tempo de uso, aonde será usada, em quais midias e se a imagem será exclusiva ou para um segmento. O preço de um RM pode chegar de até USD 25.000,00

RF ou Royalty Free: O RF é uma imagem mais simples, um retrato em fundo branco, uma paisagem e etc. O valor do RF é calculado simplesmente pelo tamanho, não há exclusividade, e você pode utiliza-la várias vezes, a licença é perpétua. Porém há vários relatos que a mesma foto foi utilizada por concorrentes, na mesma mídia, na mesma época, logo o barato acaba saindo caro. O preço do RF é bem menor do que o RM, podendo muitas vezes custar centavos de real.

Já imagem editorial é uma imagem que não pode ser usada para fins comerciais, a menos que o cliente tenha o direito de imagem dos personagens e locais envolvidos.  Um exemplo de uma imagem editorial é um jogo de futebol.

Toda Imagem comercial tem direitos, mesmo um RF, é necessário ter o direito de propriedade do local onde a foto foi realizada, o direito de imagem do modelo, e também o direito de criação do fotógrafo.

Há diversos bancos de imagem, onde você pode encontrar as imagens, porém todos os bancos tem uma carência de conteúdo brasileiro, isso se deve principalmente ao fato que o principal mercado ainda é o hemisfério norte, e também a baixa remuneração dos fotógrafos, que ganham entre 20 e 30% do valor da imagem, subtraindo os impostos e a nacionalização do dinheiro, pois grande parte dos bancos, os remunerá em dólar.

No Comments

Leave a Reply