Produção no Brasil – Entrega

Bom, a produção foi um sucesso, cliente satisfeito, equipe feliz, muitas palmas!

E agora como vai ser a entrega?

Bom se estivermos falando de um trabalho editorial, podemos entregar de 2 maneiras, no ato, durante o evento ou em até x horas após o evento, dependendo de como o estiver no briefing.

Durante o evento: Eu entendo que cada elemento da produção precisar focar no que ele é bom. Fotógrafos fotografam, editores editam, logo sempre que o cliente exige esse tipo de entrega, temos um editor no job. Mas nem sempre a verba permite.

Para facilitar a entrega no ato, podemos utilizar vários métodos:

  • conectar a camera ao celular;
  • levar um HD que leia cartões de memória, a Western Digital tem uma ótima solução;
  • ou mesmo levar o notebook

Um ponto  importante nesses casos é clicar em jpg+raw, pois trabalhar em raw no celular pode ser algo complicado.

Por que é tão importante um editor?

Normalmente os fotógrafos profissionais trabalham com o formato RAW. E precisa ser manuseado em Lightroom, Camera Raw, e etc.

Com a presença do editor  o cliente já vai recebendo o material, padronizado, com captions, cores e sem o risco de perdermos alguma foto importante.

O editor ainda mantem o foco do que o cliente solicita e orienta o fotógrafo, para algum detalhe técnico ou do briefing.

Se  a imagem for comercial, normalmente o fotógrafo nos entrega uma seleção do material, ou das imagens que a criação escolheu durante o shooting, além disso, as fotos já vem com um pré tratamento.

Depois que eu checo se estão todas conforme o layout, essas imagens são apresentadas ao cliente, que faz a seleção final e os comentários de tratamento de imagem.

O mais importante nesse tipo de entrega é o acompanhamento, sempre.

Se você for entregar o material em jpg, recomendo tambem a compra do jpgmini (https://www.jpegmini.com/pro), que reduz muito o tamanho do arquivo, sem a perda de qualidade.

Imagens aprovadas … produção finalizada.

No Comments

Leave a Reply